O que é preocupante no engajemento do brasileiro, na foto da Fernanda Torres, no perfil oficial da academia do Oscar?

No último domingo dia 17, aconteceu o Governors Awards, cerimônia oficial que entrega os Oscars honorários do ano. E a atriz brasileira Fernanda Torres, que está no sucesso nacional Ainda Estou Aqui, esteve presente no evento em Los Angeles. No dia seguinte, o perfil oficial no instagram da academia, postou fotos da atriz, e de outros artistas consagrados mundialmente, mas o grande burburinho dos últimos dias, é o engajamento dos brasieleiros nas curtidas e comentários, feito que chamou atenção do próprio perfil, que fez comentários na própria postagem, do tipo "Mãe", referindo-se a como brasieiros enlatecem ídolos femeninos. A postagem ultrapassou mais de um milhão de curtidas, comparadas a outras postagens de artistas significativamente mais famosos que a Fernanda, que não tiveram, por exemplo, mais que 30 mil curtidas. 

Esse feito tem sido enaltecido principalmente por vários perfis de fofoca, portais de noticias, jornais e revistas. Em como uma postagem de uma atriz brasileira ganhou tanto engajamento, em um perfil de rede social estrangeiro. Isso é muito bom, é muito bonito. Mostra que os brasileiros valorizam e torcem por seus artistas. Será? Será que isso reflete algo apenas bom? E será que os brasieiros realmente valorizam os seus artistas? 

Essa questão de um número grande de brasileiros engajandos em um post em um perfil de rede socia la fora, olhando por outro ângulo, nos traz uma grande questão: Por que os brasileiros estão tão presentes nas redes sociais? Ainda mais em um país onde um grande número de pessoas se quer tem acesso a água potavel, sanemamento básico, em alguns casos, nem energia elétrica, que dirá, acesso a iternet, e a aparelhos de telefone ou computador com acesso a ela. Quem são essas pessoas engajadas? O que elas estão comentando? Qual o tempo disponível elas tem para ficar rolando a tela? 

Recentemente saiu uma matéria na Folha de São Paulo sobre o resultado de uma pesquisa em que aponta que o número de brasileiros que leem pelo menos dois livros ao ano, está diminuindo cada vez mais. E o número de brasileiros que não leem livro nenhum, é muito maior do que os que leem. O que isso tem a ver com o caso do post da Fernanda? Tudo! Primeiro, temos que levar em conta que o Brasil é um país com uma extensão territorial grande, uma população grande, sem contar os brasileiros que vivem nos Estados Unidos, por exemplo, país a qual pertence a academia do Oscar. Então, naturalmente o número de engajamento já correponde a uma questão de lógica e matemática. Segundo ponto, e o mais importante a se analizar, é que infelizmente somos um país analfabeto, não apenas institucionalmente, mas principalmente culturalmente, o que faz  com que redes sociais sejam o principal ambiente de consumo de culturas de massa, da grande maioria dos brasileros. Principalmente aqueles que não consomem, ou não tem acesso a livros, cinema, teatro ou museus. E acrescentndo a tudo isso, o fato de mais de um milhão de brasileiros curtirem a foto de uma atriz brasileira muito talentosa, que faz parte de um filme riquissimo que está em cartaz no próprio país, não significa que necessariamente o brasileiro consome cultura, ou que apoia verdadeiramente os artistas nacionais, ou o próprio cinema local. 

Fernanda Torres é uma excelente atriz brasieira, há anos trabalhando no cinema e na TV. Filha de uma outra grande atriz brasileira, que inclusive já foi indicada ao Oscar, Fernanda Montenegro. Mas aqui eu questiono, desse grupo de um milhão, quem de fato conhece os trabalhos da Fernanda Torres além da série popular exibida na TV, Tapas e Beijos (2011 - 2015), que recentemente viralizou no TikTok? Quanto aos outros diversos filmes brasileiros que Torres protagonizou, quantos essas pessoas conhecem? E quantos, mesmo com o filme Ainda Estou Aqui batendo recorde de estreia no Brasil, estão indo ao cinema prestigiar uma produção brasileira? E aos que já assistiram, ou aos que estão indo, o que os motivou em ir ao cinema? O filme ser uma grande obra, de um excelennte diretor, com um elenco incrível, ou o fato de que o mercado internacional, ou a academia do Oscar, que por muitas décadas foi acusada de injusta e corrupta, estão enaltecendo o filme? Torcemos por nossos artistas porque eles realmente são bons, ou precisamos de que um perfil em uma rede social poste uma foto de uma atriz brasieira, onde ainda nem sabemos verdadeiramente se será indicada ao  Oscar ou não, para que possamos olhar para dentro da própria casa, para o grande valor cultural que temos?

A consciência culural do brasileiro é algo preocupante. Mas como estamos refletindo sobre um comportamento digital, o que mais me preocupa é sermos conhecidos como um povo super engajado na internet, mas onde muitos se quer conseguem escrever sem cometer um erro de concordância verbal, onde muitos não leem um livro desde os paradidaticos da escola, e onde tantos outros estão disponiveis para engajar fofocas e conflitos de opinião politica nas redes, pelo simples fato de não terem uma oportunidade de trabalho para se ocuparem, ou de não se interessarem por cultura e conhecimento em seu tempo livre. 


por Rômulo, escritor e diretor de cinema

romuloodiretor@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas