A Europa é aqui! _fotografia
Vivi em São Luís do Maranhão por muitos anos, princialmente parte da minha juventude. E como muitos jovens da minha geração - acredito que até das que vieram depois da minha - crescemos no Brasil com aquela cultura de que a casa alheia sempre é melhor. Os europeus são mais educados, o ensino norte-americano é melhor, as praias da Ásia são mais atraentes... e assim cresci - e até mesmo adulto - continuava com esse pensamento equivocado. E mesmo enquanto fotografo, registrando belas imagens em território nacional, demorei para me dar conta de muita coisa, que inclusive os livros de história nos ensinaram. São Luís não é diferente de muitos lugares espalhados pelo Brasil a fora, e principalmente por sermos um país "novo", comparado ao resto do mundo, somos uma nação colonizada por europeus. E São Luís por estar mais próxima da linha do equador, e do território por onde europeus atracaram, não está fora desse movimento.
A ilha, capital do Maranhão, foi fundada por franceses, invadida por holandeses, e colonizada por espanhóis e portugueses. Então quando você chega ao centro histórico dessa bela capital, se você conhece Lisboa ou Porto (cidades de Portugal), nem que seja por foto, você vai ter a sensação de que está no mesmo lugar. A arquitetura, as esculturas, os azulejos, as cores, monumentos como fortes com seus canhões, traz a nítida sensação de que você já viu tudo isso em algum lugar. Nem que seja nos filmes. Por esse motivo, a escolha do título dessa exposição "A Europa É Aqui!".
E São Luís não é única nesse contexto. Temos diversas outras cidades, ou mesmo bairros fundados pelo Brasil à fora, por estrangeiros. O bairro Liberdade na cidade de São Paulo, fundado pelos japoneses, o maior grupo de japoneses fora do Japão. O próprio centro de São Paulo tem muita herança de arquitetura italiana. O sul do Brasil com diversas características dos seus colonizadores alemães, e por aí vai.
Isso só torna o nosso país mais rico e interessante. E esse é um dos motivos pelos quais hoje eu vejo São Luís com outros olhos. Tanta riqueza e beleza reunida, conservada há mais de 400 anos.
Pra quem já conhece a ilha, reviva essa bela cidade, agora com esse olhar. A quem não conhece, ainda, aproveite essa curta, mais bela viagem a Europa, que é aqui!
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por visitar o nosso portal.